sexta-feira, 9 de junho de 2017

Metas para o ano de 2017


Revisitando posts ainda não publicados, encontrei um que fiz há dois meses, falando sobre metas. Achei interessante observar o que propunha como objetivos no início do ano e comparar como estou agora, seis meses depois.

Então, vamos ao post quase não publicado. Faço considerações em verde/vermelho para mensurar como avançamos/ou não.

Post iniciado em 2/4/2017:

No início do ano, em meio as areias da praia, estabeleci metas para a área financeira em 2017. Cá estão elas, conforme notas de 2 de janeiro:

1. Atingir 50k de patrimônio líquido em Dezembro. - kkk, vai passar longe depois do desembarque dos hyip's da carteira. Mas vamos lá...

2. Organizar uma planilha de movimentações financeiras (receitas, despesas, investimentos). Okay!!




3. Criar um plano de investimentos. Estou consolidando a ideia de renda fixa e depois partir para a variável, conhecendo adequadamente os investimentos.

4. Poupar mais, limitando os gastos até 55% da receita. Estou em 45% e avançando...ou melhor, diminuindo!




5. Estudar e investir em CDB até Abril. - Vai ser agora, em Junho!

6. Estudar e investir em RV até Agosto. - Não sei se será neste ano...veremos. 

7. Resgatar e reinvestir os valores investidos no ano passado e neste (com exceção do fundo de emergência). ??? Não entendi...

8. Se utilizar o fundo de emergência, repor o dinheiro. Não utilizei ainda!

9. Construir um fundo para pagar impostos – mensalizar os impostos. Construindo!

10. Ler dois livros de investimento. Vale audiobook? NÃO?! kkkk...próximo?!!



Neste instante, avaliando o estado da arte, compreendi que é importantíssimo se propor a atingir metas também na área financeira. Observo os resultados, como a diminuição dos gastos, oferecendo segurança para aportar e tranquilidade na hora de pagar os impostos e taxas. Também vejo em quais áreas preciso me aplicar mais - começando por escrever melhor as metas?

Considero que consolidei apenas a nº 2 e a nº 4, mas a maioria está encaminhada. Estou estudando o investimento em CDB ou outro em RF com um dinheiro a mais neste mês.
Aguardemos...


2 comentários:

  1. Estabelecer e bater as metas trás uma satisfação gigante.
    Achei bem legal o jeito que você dividiu as metas, ficou fácil de você perceber aonde está é fazer as correções necessárias para atingir os objetivos.
    Saudações PE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, PE! AInda mais quando as metas te levam a outras maiores...Este foi o meu caso. Estou me organizando com a ajuda de leituras que fiz dos colegas da blogosfera. Caso tenhas interesse (ou outro leitor), recomendo a leitura do texto http://mestrepoupador.com.br/7-erros-investidor-iniciante/ do Mestre Poupador. AJudou bastante a pensar meus planos (não só financeiros).
      Esta leitura me estimulou a construir efetivamente as minhas metas, o que me levou a outra leitura: https://mude.nu/metas-objetivos-passos/.
      COlocando em prática boa parte das ideias texto, consegui organizar minhas tarefas e dar conta de boa parte delas, atingindo metas a curto, médio e longo prazos. AInda estou trabalhando nisso, mas já vejo grande diferença. Fica a dica.
      Abraço, PE!!

      Excluir