sábado, 30 de setembro de 2017

Atualização de patrimônio – Setembro/2017


Fala, Gente Boa!!

Mês novo chegando! Estamos aqui, novamente, para expor como transcorreu o mês anterior e os seus resultados. Setembro trouxe novidades!!!


As metas do mês de Setembro...
Ainda não retornei efetivamente os treinos físicos, pois não me adequei ao horário que planejei. Porém, comecei a fazer caminhadas e corridas eventuais, além de ingerir muito líquido.

Melhor do que nada!

Em relação aos gastos, concretizou-se a perspectiva de passar dos 45% (chegamos aos 75%). Porém, gastei menos do que tinha programado, ou seja, SOBROU DINHEIRO...



Como segurei os aportes nos meses anteriores, este valor que sobrou em setembro soma-se a um valor considerável. Como recebi parte do salário ontem, não realizei aportes com estes valores. Pretendo ainda esta semana fazer os investimentos.

Agora, o que mais me satisfez em setembro foi ter iniciado os aportes em ações. Vinha estudando sobre o assunto e me encorajei a entrar na bolsa!

O patrimônio se aproximou da minha meta para o mês. Portanto, como previ, o mês de Setembro foi muito bom para o lado financeiro.
  

O Patrimônio Líquido
R$ 27.752,56! Este número não chega a empolgar...

Valeu, Glória!

Porém, penso que em agosto eram R$ 25.719,00 (crescimento de 7,9%) e que ainda tenho “um guardado”, que me aproxima dos 30 mil, novamente!


As Receitas e as Despesas
A receita foi composta pela remuneração mensal, mais algumas vendas. Perderemos este último tipo de receita a partir do mês que vem, mas teremos mais tempo e menos preocupação.

As despesas ficaram 8,5% abaixo do programado. Foram R$ 4.685,95 divididos entre as despesas habituais, mais a revisão do carro (R$970) e um tratamento médico (R$550).

Os Aportes
Voltei a aportar em CDB – R$ 1.050,00. Escolhi um com liquidez diária visto meus objetivos a curto prazo.

Também aportei no Tesouro Direto: R$ 455,45 para o médio prazo.

Porém, chamo a atenção para a compra principal, realizada no final do mês: 23 ações da AMBEV. Adentramos na Renda Variável!


Foram 504 reais bem estudados e planejados, tornando-me sócio desta empresa. Contabilizei neste valor, o gasto com a taxa de compra, pois não pensei bem ainda como fazer esta descrição.

A Visualização

INVESTIMENTOS EM 30/09/2017
Tipo de Investimento
Invest.
Patrimônio
em 31/ago
Aporte
Mensal
Patrimônio
em 30/set
Rendimento
do Mês
Rendim.
RENDA FIXA
Tesouro Direto
R$ 24.841,63
R$ 455,45
R$ 25.516,10
R$ 211,83
0,84%
CDB diário
R$ 0,00
R$ 1.050,00
R$ 1.051,93
R$ 1,93
0,18%
RENDA VARIÁVEL
Ações
R$ 0,00
R$ 504,42
R$ 482,54
R$ 21,88
4,34%
Reserva de Valor
Moeda
Digital
R$ 900,00
R$ 0,00
R$ 701,99
R$ 198,01
22,0%
TOTAL
R$ 25.741,63
R$ 2.009,87
R$ 27.752,56
R$ 6,13
0,02%

Pensarei, ainda, como divulgar melhor estes números sem perder os detalhes.

Perspectivas para Outubro
Perspectiva muito boa para o mês que inicia. Aportes no início e complemento no final do mês.

A promessa é de queda nos gastos, aproximando-se da minha meta de 45% da receita líquida.

Quero continuar estudando ações, com ideia de entrar em outra empresa no final do mês.

Assim, se nada me atrapalhar, no final do mês alcanço os 32mil fácil, fácil!

Também, estou mais tranquilo para iniciar, efetivamente, a prática de atividades físicas. Afinal, o término do ano já está aí e nada melhor do que estar na praia com a saúde em dia.



Nos falamos em breve!

Abraço a tod@s


7 comentários:

  1. Professor investe tu não pensa em usar moto para locomoção garanto que vai economizar um trocados e turbinar este aporte.

    Estou surpreso que conheci um professor que investe, alias a maior parte dos professores que conheci ao longo da vida são um zero esquerda no que tange contabilidade, investimentos e economia, na maio parte das vezes me surpreendo com nível dos acadêmicos brasileiros ser tem baixo no tema finanças pessoais etc a desculpa que ganha mal é balela.

    Ganho bem menos que o piso dos professores e consegui juntar um bom patrimônio nos últimos 8 anos, inclusive ganhando miséria e trabalhando em obra.

    Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mestre! Também não divulgo que invisto aos meus colegas, mas acredito que existem poucos docentes investidores no mercado.
      Sobre a moto, já pensei em aprender a dirigir e comprar uma, mas nas condições atuais (família, emprego, local etc) não é tão necessário quanto um carro. Mas, grato pela dica.
      Parabéns pelo seu portfólio! Dá boas lições. Muito a aprender com você!
      Abraço

      Excluir
  2. Professor, parabéns pela evolução. Veja o blog do surfista calhorda ou do além da poupança, os dois disponibilizam suas planilhas para controle mensal. As vezes te ajuda a pensar na sua.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professor!
    Continue focado que logo estará com um patrimônio gordo.

    O comentário do Mestre dos Dividendos é verdade mesmo, tenho vários amigos professores e nenhum deles tem reserva financeira, gastam tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, IP! Assisti a um vídeo que talvez explica isso. É que, normalmente, o professor tem perfil para tratar com pessoas, comunicativo (Perfil Extroversão) e quem investe, principalmente, em longo prazo tem perfil mais paciente-analítico, com foco voltado a tarefas. São perfis e modos diferentes de ver o mundo.
      Logo, a profissão e os investimentos não combinam!!

      Excluir
  4. Parabéns pela coragem de entrar em ações!!
    Ainda estou preparando meu psicológico pra isso..rs
    Um abraço!!

    ResponderExcluir