quarta-feira, 8 de março de 2017

Continuando... Compartilhando meu Portfólio


Um dos meus objetivos aqui é tratar da tão sonhada “Independência Financeira”. Quero divulgar e discutir um modo de investir baseado em minhas finanças e experiências, buscando chegar o mais perto da emancipação econômica.
Não depender mais do salário mensal é o intuito de muitos que desbravam os blogs, vídeos e demais leituras na internet, inclusive eu. Em uma das muitas pesquisas que fiz sobre a vida financeira, li sobre a “visão indenizatória” do salário. Concordo e desde que conheci esta perspectiva venho transformando meu pensamento sobre os alguns conceitos que envolvem finanças – trabalho, salário, investimentos. Explicarei e trarei a referência mais tarde.

Confesso que meu Know-how é pobre. Porém, o que sei contribui para diferenciar-me da maioria da população brasileira. Meu propósito é ir cada vez mais longe!
Para isso, participo meu portfólio de investimentos, colocando-o à crítica de quem se dispor:
Comecei a investir em agosto de 2016. Estritamente, em títulos do Tesouro Direto (TD). Mais tarde, fui atrás de outros investimentos.
Atualmente, estou presente, além do TD, em investimentos online (resultado de um desatino para investir) e na poupança (calma, justificarei).
Montei minha carteira, a partir da máxima dos prazos – curto, médio e longo – e do tipo de renda (fixa/variável).
Na renda fixa, a curto prazo, tenho uma reserva de emergência + uma reserva para investimentos em estudos e férias (professor adora isso) + uma reserva de mensalização de impostos. Para estes, aporto no Tesouro Selic. Também a curto prazo, tenho uma poupança no meu banco para pagar taxas e para gastos de urgência (diário/semanal). Ter uma “superliquidez”!
Para viagens e compra de bens a médio prazo, tenho TD IPCA+2019. Desenvolvi um “plano”, que explicarei em breve, para uso deste prazo/objetivo(s). Como este título não está mais disponível para compra e o seu sucessor é para um prazo muito longo, estou estudando outra renda fixa – CDB. Quero investir ainda no final deste mês.
A longo prazo, penso em minha aposentadoria. Para este objetivo, aporto em TD IPCA+ 2035. Também um plano que desenvolvi estudando sobre o tema. Nada de novo!
Ainda… agora em investimentos online, precipitei-me em alguns sites Hyip (para mais informações a respeito, visite o Diversifica+. A tentativa foi lucrar alto, mas estou arrependido. Ainda assim, conto com eles.
Desta forma, abaixo, exponho um resumo com o que trabalho financeiramente, buscando a plena satisfação da vida:

A ideia é aportar mensalmente, começando a diversificar. Poderei descrever cada objetivo, detalhadamente, em outro post, se precisar.
E antes de ir, é importante reconhecer, aqui, a influência de blogs que tratam de investimentos, como o Viver de Renda, o Viver de Dividendos e Rendimentos e o Viver de Construção. Acesso-os, principalmente, tentando entender este novo mundo para mim. Fica aqui meu agradecimento a seus responsáveis pelo conhecimento compartilhado e pela inspiração em algumas situações.

Aguardo comentários...Conversamos em breve!


Um comentário:

  1. Gostei dos objetivos fixados. Eu guardo dinheiro sem um motivo no final, o que me leva a gastar tudo errado de vez em quando.

    Essa separação por objetivo deixa bem mais nítida a coisa toda.

    ResponderExcluir